sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Colocar as fonte do Windows no Linux


COMO COLOCAR AS FONTES DO WINDOWS NO LINUX MINT

O intuito desse tutorial é ensinar como colocar as fontes que geralmente são usadas pelo word no Linux para serem usadas pelo LibreOffice writer.
Por quê colocar as fontes do Windows no Linux Mint? Uma das razões para se colocar as fontes do Windows no Mint é que naturalmente elas não estão disponíveis para serem usadas pelo LibreOffice Writer, Para quem cursa uma faculdade qualquer sabe que os professores exigem que os trabalhos e artigos sejam realizados obedecendo as normas da ABNT, essas normas geralmente pedem que seja usada a fonte arial tamanho 12 ou a fonte Times New Roman também do mesmo tamanho, um outro motivo é que quando criamos um documento no Writer e salvamos ele com uma das extensões do Word, quando alguém abre esse arquivo no próprio Word ele não tem as fontes do Linux e substitui por uma fonte qualquer, para evitar isso criamos esse mesmo arquivo com as fontes do Windows, que é a razão desse tutorial.
Existem várias maneiras de instalar as fontes do Windows no Linux, mas a que eu aprendi lá no meu inicio como usuário do Linux é essa que eu passarei para vocês aqui.
Nós precisaremos da pasta fonts do Windows, você pode pegar essa pasta no próprio Windows do computador de um amigo seu, da sua mãe, do seu irmão, enfim, do computador de alguém que usa Windows e deixe você pegar essa pasta, você pega essa pasta em um pendrive e a salva em seu computador.
Para colocar essas fontes disponíveis para todos os usuários do seu computador você tem que copiá-las para uma pasta na raiz do seu sistema, só que o seu sistema não deixa você copiar nada na raiz dele, para que você possa fazer isso, você tem que ter a permissão necessária. Para conseguir essa permissão você vai na raiz (/) do seu sistema e lhe fornece essa permissão, abaixo seguem os passos para realizar a tarefa.
Vá em / >> usr >> share >> fonts, dentro da pasta fonts você clica com o botão direito do mouse em um espaço vazio e escolhe abrir como root, digita sua senha e espera a janela de administrador abrir, essa janela tem uma tarja vermelha com a frase “privilégios elevados”, dentro da janela de administrador que está aberta dentro da pasta fonts, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta truetype e selecione propriedades >> permissões, em Dono você coloca seu usuário e em Grupo também o seu usuário, em ambos, nos campos abaixo você coloca “Criar e excluir arquivos” e “Leitura e escrita”, feito isso você fecha todas as janelas abertas.
Agora você deve ir ao local em que você salvou a pasta fonts que você pegou do Windows, seleciona ela e vai em Editar >> Copiar para >> Navegar, na janela que se abre para você escolher o diretório para onde copiar vá em / >> usr >> share >> fonts >> truetype e clique em Abrir pronto, a pasta foi copiada dentro da pasta truetype e já está disponível para o LibreOffice Writer, você pode verificar isso abrindo o Writer e procurando pelas fontes.
Para que as permissões fiquem como estavam antes vá em / >> usr >> share >> fonts, dentro da pasta fonts você clica com o botão direito do mouse em um espaço vazio e escolhe abrir como root, digita sua senha e espera a janela de administrador abrir, clica com o botão direito mouse em truetype e nas propriedades >> Permissões onde está seu usuário você coloca root, fecha tudo e aproveita as fontes para criar seus artigos acadêmicos segundo as normas da ABNT.
Se surgir alguma dúvida, eu fiz esse tutorial em vídeo que você pode acessar no link abaixo.

Deixe seu comentário, sua critica ou sua pergunta.
Agradeço pela sua visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, diga se gostou, se lhe foi útil ou em que posso melhorar.