quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Estrutura básica de um programa em linguagem C


Ajude o nosso blog.
O nosso conteúdo sempre foi, é e sempre será livre e gratuito, isto quer dizer que você pode compartilhá-lo, pode usá-lo e divulgá-lo. Se esse conteúdo é, ou de alguma forma, foi relevante para você, você pode nos incentivar a continuar este trabalho fazendo uma doação de qualquer quantia na conta abaixo.

Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0051 – Caruaru-PE
Operação: 013 – Conta poupança
Conta: 00307298-3
Beneficiário: José Roberto
    
   PROGRAMAÇÃO EM C – AULA 1 – ESTRUTURA BÁSICA DE UM PROGRAMA

Estamos começando aqui no nosso blog, o nosso curso de programação em linguagem C, este curso é adepto da filosofia que diz “que só se aprende a programar programando”, portanto durante todo o curso vamos praticar muito, usaremos exemplos práticos para ilustrar toda a fundamentação teórica e ao mesmo tempo treinar a prática de programar.

O nosso curso será desenvolvido no ambiente Linux, pois eu uso Linux, o que não impede que você que usa Windows também participe do nosso curso, pois o código de programação em C é o mesmo independente da plataforma que cada um usa, haverá alguns comandos e bibliotecas específicos de determinada plataforma mas, nada que impeça o nosso aprendizado, além do mais os softwares que vamos usar para desenvolver os nossos programas estão disponíveis para as duas plataformas e são softwares de código aberto, ou seja, são gratuitos.

O que vamos precisar? Durante todo o nosso curso eu usarei uma IDE de código aberto chamada Code Blocks, uma IDE (Integrated Development Environment) que traduzido do inglês quer dizer, Ambiente de Desenvolvimento Integrado, é um software específico para desenvolvimento de programas, ele contém um editor de texto para você digitar seus códigos, um depurador (debugger) para verificação de erros nos seus programas em desenvolvimento e também um compilador (compiler) para você compilar seus códigos transformando-os em arquivos executáveis, no Linux usamos um compilador de código aberto chamado gcc compiler, que também está disponível para Windows junto com o instalador do Code Blocks.

Para instalar o Code Blocks no Linux, eu uso o Linux Mint, mas o processo é semelhante no Ubuntu, se você usa uma distro diferente dessas busque na internet como instalar o Code Blocks no seu sistema, no Mint e no Ubuntu podemos instalar o Code Blocks tanto no modo gráfico como pelo terminal, para instalar pelo terminal basta digitar a linha de código a seguir, teclar enter e digitar sua senha que o sistema instala o Code Blocks para você.

Sudo apt-get install codeblocks

Pelo modo modo gráfico no Mint usamos o gerenciador de aplicativos e no Ubuntu o gerenciador de pacotes synaptic, bastando pesquisar na caixa de pesquisa por codeblocks, quando aparecerem os resultados basta selecionar para instalação (Ubuntu), ou dar dois cliques e mandar instalar (Linux Mint) e o sistema se encarregará de instalar o programa para você e quando terminar você verá um aviso que o Code Blocks está instalado.
                                 
                       

No Windows o procedimento é um pouco diferente, você vai do endereço http://www.codeblocks.org/, que é a página oficial do Code blocks, uma vez aberta a página, você clica na aba Downloads, em seguida a página de downloads abre mostrando várias opções para você baixar, você vai clicar na primeira opção Download the binary release que o levará à pagina de downloads propriamente dita, na sessão de downloads para Windows basta clicar no link da linha que contiver a opção codeblocks-[versão disponível]mingw-setup.exe e baixar o arquivo para seu computador e para instalá-lo basta dar um clique duplo sobre o arquivo e o seu sistema instalará o programa para você.

Atenção: Você tem que escolher a opção que contenha o mingw (como mostra a figura abaixo), porque caso contrário o compilador não é instalado no seu sistema, escolha assim codeblocks-[versão disponível]mingw-setup.exe.
                    
       

Programa instalado, quando você abrir o programa pela primeira vez ele irá detectar o seu compilador, você tecla em OK e pronto.
                                               
                        

Apesar de que durante o nosso curso nós usaremos uma IDE e é aconselhável usar uma IDE, para esse nosso primeiro exemplo nós não usaremos a nossa IDE de forma proposital para que vocês saibam que é possível programar e compilar usando um editor de texto comum como o gedit ou o xad (Linux) ou o bloco de notas (Windows) para escrever o nosso código em C e usar para compilar o nosso código o terminal (Linux) ou o cmd (Prompt de comando do Windows).

Como um primeiro exemplo vamos construir um programinha que imprimirá na tela uma simples mensagem que nós definiremos, esse programinha terá a função de nos mostrar a estrutura básica de um programa construído em linguagem C além de nos mostrar como comentar e documentar os nossos códigos.

Vamos abrir o nosso editor de texto, as boas maneiras de programadores nos diz para fornecer informações a respeito dos programas que estamos criando, ou seja, devemos fornecer dados a respeito do programa que está sendo construído, como por exemplo, o que o programa faz, quem escreveu o programa e a versão, isso é necessário porque se outra pessoa for ler o nosso código já começa sabendo do que se trata, ou nós mesmo no futuro quando quisermos trabalhar nesse código teremos uma descrição do que o programa faz, tornando mais fácil sua manutenção, esse procedimento chama-se documentar o nosso código, fazemos isso inserindo comentários que serão ignorados pelo compilador quando formos compilar o nosso código.

Então devemos começar nosso programa dizendo o que ele faz, para inserir um comentário de várias linhas em um código em C usamos “/*” para abrir o comentário e “*/” para fechar, para documentar o nosso código (Que também é um comentário de várias linhas), usamos “/**” para abrir e “*/” para fechar, como o nosso programa tem a finalidade de nos mostrar a estrutura básica de um programa em C e imprimir uma mensagem na tela, devemos começar o nosso programa informando isso e dizendo quem é o autor e a versão atual.

Digitamos...


/**Estrutura básica de um programa em linguagem c
**Que vai imprimir na tela uma mensagem.
**@utor Roberto de jesus
**Versão 0.1
*/

A seguir devemos inserir as bibliotecas ou arquivos cabeçalhos (headers) que contém os protótipos das funções que usaremos em  nossos programas, esses headers são obrigatórios em todos os programas escritos em C, nós colocaremos dois headers (todo mundo chama de bibliotecas), em nosso programa, um de entrada e saída padrão e o outro que contém as mais diversas funções, podendo conter quantos headers forem necessários dependendo do que o programa fará, em seguida faremos um comentário de uma linha que será ignorado pelo compilador.

Digitamos…


#include <stdio.h> //Cabeçalhos (bibliotecas)
#include <stdlib.h>

Para inserir um comentário de uma única linha que será ignorado pelo compilador devemos colocar antes do comentário duas barras “//”.

Todo programa em C tem uma função principal seguido por um par de chaves “{ }”, todo o nosso código terá que ser digitado dentro dessas chaves.

Digitamos…


int main ()
{




}

Dentro dessas chaves digitamos um comando que nos retornará zero e um outro comando que fará o programa dar uma pausa na sua execução até ser pressionada a tecla enter (só para Windows), e comentaremos esse comando.

int main ()
{


//system (“pause”); //Só para quem usa windows
return (0);
}


Toda vez que escrevermos um comando o mesmo tem que terminar com um ponto e vírgula, “;”, o comando system (“pause”); também foi comentado porque eu estou usando Linux, quem estiver usando Windows “descomenta” o comando apagando as duas barras antes do “system”.

Essa é a estrutura básica de um programa em linguagem C com seus comentários, documentação, bibliotecas (headers) e sua função principal, mas esse programa não faz nada ainda, dissemos que o nosso programa iria imprimir uma mensagem na tela, para que isso aconteça devemos escrever uma linha de comando dentro das chaves terminada com ponto e vírgula, na linguagem C quando queremos que o programa imprima na tela uma mensagem usamos a função printf(), essa função faz parte da biblioteca padrão de entrada e saída stdio.h, que inserimos no começo do nosso código.

Digitamos…

int main ()
{


printf (“Bem vindos ao nosso curso de programação em linguagem C\n”);


//system (“pause”); //Só para quem usa windows
return (0);
}


O “\n” serve para que o programa imprima a mensagem na tela e pule uma linha, o nosso código está pronto, vamos agora salvá-lo como Aula.c, todo arquivo de código fonte em linguagem C tem a extensão .c e deve ser salvo com essa extensão, abaixo temos a figura que mostra nosso arquivo escrito e salvo no editor de texto xad

                                   
                         
           
                       


Para compilar o seu código abra dentro da pasta em que está o arquivo aula.c, o terminal (Linux) ou o prompt de comando (Windows) e digite.

gcc Aula.c -o aula (Linux), ou gcc Aula.c -o aula.exe (Windows)

O “gcc” chama o compilador, “Aula.c” diz ao compilador qual o arquivo que será compilado, “-o” diz que queremos fornecer um nome para o arquivo de saída, no Linux basta digitar o nome do arquivo de saída sem a extensão, “aula”, já no Windows temos também que fornecer a extensão de saída, como o compilador irá gerar um arquivo executável, a extensão é “.exe”, sendo assim, o nome do arquivo de saída no Windows será “aula.exe”, se tudo estiver certo no código seu arquivo será compilado e a saída será um arquivo executável que podemos executar posteriormente, caso o código contenha erros nos será retornado um relatório dizendo qual erro e onde se encontra para que nós possamos consertar o erro e compilar novamente até que esteja tudo certo, essa situação nos é mostrada na figura abaixo.
                           
                     

Para usar a IDE, basta abri-la, ir em File >> New >> Empty file, escrever todo o seu código exatamente igual ao que escrevemos no editor de texto, depois vai em File >> Save file e escolhe a pasta onde quer salvar o seu arquivo e o salva com a extensão “.c”.
                               
Para Compilar e rodar o seu código pelo Code Blocks basta pressionar no seu teclado a tecla “F9”, que o Code Blocks irá compilar e executar o seu programa, se não houver nenhum erro, você verá seu programa sendo executado pelo terminal do seu Linux exibindo a mensagem que você colocou dentro do “printf()” conforme mostra a figura abaixo.
                               

Para configurar seu Code blocks para usar o terminal para rodar seus programas vá em Settings >> Environment >> General settings, nessa aba procure por ‘Terminal to launch console programs’ e dentro da caixa escolha ‘gnome terminal’.

Essa aula também está disponível em vídeo no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=AU-LycK6xR4

Caso você tenha gostado do nosso curso e queira acompanhar as aulas posteriores, você poderá se inscrever no nosso canal ou no nosso blog deixando o seu e-mail na caixa de e-mail que você será avisado quando for postado alguma aula no nosso blog ou canal, se você gostou dê uma curtida, compartilhe com seus amigos e sempre que possível deixe seu comentário, elogiando ou criticando ou fazendo observações e perguntas.

Desde já eu agradeço a sua atenção.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua crítica ou seu elogio.