quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Simple Screen Recorder no Linux Mint Serena


Ajude o nosso blog.
O nosso conteúdo sempre foi, é e sempre será livre e gratuito, isto quer dizer que você pode compartilhá-lo, pode usá-lo e divulgá-lo. Se esse conteúdo é, ou de alguma forma, foi relevante para você, você pode nos incentivar a continuar este trabalho fazendo uma doação de qualquer quantia na conta abaixo.

Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0051 – Caruaru-PE
Operação: 013 – Conta poupança
Conta: 00307298-3
Beneficiário: José Roberto

    INSTALANDO O SIMPLE SCREEN RECORDER NO LINUX MINT SERENA

O Simple Screen Recorder como o próprio nome diz, é um simples gravador de tela do seu computador, mas apesar de ser simples é um gravador poderoso e leve, ideal para gravar a tela de computadores em tempo real enquanto você joga seu game favorito ou para fazer tutoriais para a internet por gerar arquivos com qualidade e pequenos, ideal para serem enviados pela internet.

O Simple Screen Recorder é um programa para os sistemas operacionais baseados no kernel do Linux, ou seja, é um programa para Linux. O nosso objetivo aqui é ensinar a instalar e configurar esse programa no Linux Mint Serena, sendo que o procedimento também pode ser usado para instalar o mesmo no Ubuntu. 

A primeira coisa a fazer para instalar o SSR no Mint é adicionar o repositório do desenvolvedor no nosso sistema, para isso devemos ir na página do desenvolvedor no endereço http://www.maartenbaert.be/simplescreenrecorder/ e seguir as instruções de instalação para Linux Mint conforme a figura abaixo.
           Figura 1: Instruções para instalação no Linux Mint e Ubuntu

Nós podemos adicionar um repositório de duas formas no Mint, pelo terminal, que eu prefiro, ou no modo gráfico, vamos aprender das duas formas.
Pelo modo gráfico você vai no menu do seu Mint e abre o gerenciador de aplicativos >>  Editar >> fontes de softwares >> PPA’s >> adicionar novo PPA, na caixa de dialogo que se abre você cola essa linha que você vai copiar do site ‘ppa:maarten-baert/simplescreenrecorder’ sem as aspas, e clica em OK, conforme mostra a figura abaixo.
                 
                 
                   Figura 2: Adicionando um PPA no modo gráfico

Feito isso você atualiza o cache no botão do lado superior direito e fecha a janela, no gerenciador de aplicativos, você digita na caixa de pesquisa tudo junto e sem as aspas ‘simplescreenrecorder’ e tecla enter, será exibido o resultado da pesquisa com o SSR em primeiro lugar na lista, selecione-o e tecle enter, abrirá uma janela com a opção de instalar, clique em instalar e espere o processo terminar feche o gerenciador de aplicativos e pronto, o programa já está instalado, a figura abaixo já mostra o programa instalado.
   
                      
                                              Figura 3: SSR instalado
Para instalar pelo terminal, você terá que seguir esses passos, copiando e colando os comandos na ordem das instruções que estão no site.

1º – adicione o repositório copiando a primeira linha de comandos do site, colando no seu terminal e teclando enter, depois fornece a sua senha de administrador.
 sudo add-apt-repository ppa:maarten-baert/simplescreenrecorder

2º – atualize o cache de repositórios copiando do site e colando no seu terminal a segunda linha de comandos e depois teclando enter.
sudo apt-get update

3º – instale o programa copiando do site e colando no seu terminal a terceira linha de comandos e depois teclando enter.
sudo apt-get install simplescreenrecorder

Se você quiser gravar com aplicativos OpenGL de 32 bits em um sistema de 64 bits você deve instalar a biblioteca copiando e colando a seguinte linha de comandos no seu terminal.
sudo apt-get install simplescreenrecorder-lib:i386

Pronto, programa instalado, a seguir darei algumas instruções de como eu uso o programa para gravar a tela do meu computador.

Abrindo o programa e teclando em continue será exibida uma janela para você configurar o tipo de captura que você deseja fazer, você pode gravar toda a tela do seu computador, apenas um retângulo, nesse caso você tem que fornecer a altura e a largura do retângulo, pode ainda configurar para capturar uma área seguindo o cursor, também nesse caso você tem que fornecer a altura e largura do retângulo, assim quando você movimentar o cursor, o retângulo acompanhará o cursor e tudo que estiver dentro desse retângulo será gravado.

Você pode ainda configurar a taxa de quadros por segundo em que o seu vídeo será gravado, eu deixo essa taxa em 30 quadros por segundo pois me dá uma boa qualidade e não deixa o arquivo gravado muito grande, pode-se optar ainda em gravar ou não o cursor do seu mouse, bastando para isso marcar ou desmarcar a caixa ‘gravar o cursor’.

Para que o Simple Screen Recorder grave o áudio do seu computador você tem que deixar marcada a caixa ‘gravar áudio’ e escolher na caixa abaixo ‘Áudio interno estéreo analógico’ conforme mostrado na figura abaixo.
 
                         
                               Figura 4: Primeira tela de configuração

Teclando em continua, aparece a segunda janela de configurações, nessa janela eu geralmente não mexo em nada a não ser no campo ‘Grave como’ e em procure, para selecionar a pasta onde será salvo o arquivo e também para digitar um nome para o arquivo gravado, a figura abaixo ilustra essa situação.
                              
                         
                                 Figura 5: Segunda tela de configuração

Teclando mais uma vez em continua, será a presentada a terceira janela de configurações, nessa janela você pode começar, pausar ou parar a gravação, pode configurar um atalho de teclado para as funções de pausar, começar e parar a gravação, para isso deixe marcada a caixa ‘Hotkey’ e marque a caixa que será a primeira tecla, tem as opções ‘ctrl +’, ‘shift +’, ‘alt +’ ou ‘super +’, depois disso você escolhe a segunda tecla a ser pressionada junto com a primeira na caixa ao lado.

Logo mais abaixo tem uma parte onde são exibidas as informações sobre o vídeo que será ou que está sendo gravado como  tamanho, taxa de quadros, tempo de gravação, resolução, nome do arquivo e etc. Além disso nesse local também será mostrada uma pré-visualização do que está sendo gravado e da modulação do áudio, você pode ativar ou desativar essa pré-visualização.

Por último, os dois últimos botões servem para cancelar a gravação ou salvá-la, se você ao parar sua gravação não pressionar o botão ‘Salve a gravação’ você perde tudo o que foi gravado, a caixa de log serve para exibir em forma de texto os processos em andamento, a figura abaixo ilustra o que foi dito nessa última etapa.          
                              
                                Figura 6: Terceira tela de configuração

Se você quiser ver esse tutorial em vídeo siga o link abaixo.
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=jbcHZGHaSUc 
Se você gostou compartilha, curta a nossa página, inscreva-se, assim você nos incentiva a continuar.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua crítica ou seu elogio.