sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

INSTALANDO O AMBIENTE DESKTOP LXQT NO ARCH LINUX


Ajude o nosso blog.
O nosso conteúdo sempre foi, é e sempre será livre e gratuito, isto quer dizer que você pode compartilhá-lo, pode usá-lo e divulgá-lo. Se esse conteúdo é, ou de alguma forma, foi relevante para você, você pode nos incentivar a continuar este trabalho fazendo uma doação de qualquer quantia na conta abaixo.

Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0051 – Caruaru-PE
Operação: 013 – Conta poupança
Conta: 00307298-3
Beneficiário: José Roberto


INSTALANDO O LXQT NO ARCH LINUX


Agora que já instalamos o pacote básico do Arch Linux chegou a hora de instalarmos um ambiente de desktop para facilitar a nossa interação com o sistema, existem várias interfaces gráficas que você pode instalar no seu Arch Linux, há uma lista completa dessas GUI’s (ou ambientes de desktop) que pode ser consultada nesse endereço abaixo.
Você pode escolher a interface que mais lhe agradar e instalar em seu computador, nesse tutorial, como o próprio título diz, eu vou instalar o ambiente de desktop LXQT no meu Arch Linux. O LXQT é uma atualização do ambiente LXDE construída em Qt, segundo a Arch Wiki, “um desktop construído em Qt que usa parcialmente os componentes Razor-qt e LXDE”.
É um ambiente (interface gráfica), tão leve quanto seu antecessor LXDE ou o conhecido ambiente do Xubuntu, o XFCE4, que consomem poucos recursos de hardware. Seja qual for a interface gráfica que você escolha, você terá que instalar o servidor X na sua máquina antes de instalar a interface escolhida.
O servidor X ou X11, é um protocolo de rede e vídeo que proporciona a capacidade de se trabalhar com o sistema de janelas em um computador com os vários sistemas Linux, além disso, o servidor X também permite a interação de mouse e teclado com o sistema, sendo imprescindível para o desenvolvimento de interfaces gráficas para usuários, as famosas GUI’s.
O conceito básico de servidor X, como o próprio nome diz, é que ele é realmente um servidor que serve ao sistema de janelas do Linux, é a fundação que sustenta todo o sistema de janelas do Linux, portanto antes de instalarmos qualquer interface temos que instalar o servidor X.
Para instalarmos o servidor X temos que instalar alguns pacotes básicos digitando no nosso “terminal”.
# sudo pacman -S xorg-server xorg-xinit xorg-apps mesa ttf-dejavu ttf-freefont networkmanager network-manager-applet
Lembrando que cada espaço depois de um pacote digitado estamos instalando outro pacote, no comando acima estamos instalando oito pacotes, onde os três primeiros são os pacotes do servidor X e o restante são pacotes de fontes, recursos de vídeo e gerenciador de redes, digitado o comando teclamos enter e esperamos o sistema instalar os pacotes, teclando enter quando for preciso.
Quando a instalação estiver terminada, devemos habilitar o serviço de rede para iniciar com o sistema digitando.
# sudo systemctl enable NetworkManager.service
Teclamos enter e está pronto.
Agora devemos copiar o arquivo xinitrc para a nossa pasta pessoal, vamos editar esse arquivo para iniciar a nossa interface assim que ela estiver instalada, para copiar o arquivo digite:
# cp /etc/X11/xinit/xinitrc ~/.xinitrc
Você pode ver se o arquivo foi copiado com o comando ls a. O parâmetro “-a” lista os arquivos ocultos.
Agora devemos instalar o driver de nossa placa de vídeo para que o sistema de janelas seja visto no nosso monitor, você pode instalar o driver de vídeo genérico digitando.
sudo pacman -S xf86-video-vesa
Caso você queira instalar o driver de vídeo de sua placa, você deve primeiro saber qual é a sua placa, para saber qual a sua placa de vídeo você pode digitar o comando:
# lspci | grep -e VGA -e 3D
Feito isso você terá o nome de sua placa de video, bastando agora encontrar o driver de vídeo para instalar, para ver uma lista de drivers de vídeo disponíveis para instalação no Arch Linux digite:
# sudo pacman -Ss xf86-video
Com a lista disponível no seu monitor procure o driver de vídeo correspondente à sua placa e instale com o comando:
# sudo pacman -S xf86-video-(nome do driver de sua placa)
Para que o seu sistema funcione corretamente com a sua nova interface, é necessário instalar alguns pacotes de headers para o kernel do Arch Linux, dgite.
# sudo pacman -S linux-headers linux-lts-headers linux-lts
Agora chegou a hora de instalar o nosso ambiente de desktop ou como preferirem, a nossa interface gráfica, como eu disse no título, vou instalar o ambiente LXQT e alguns pacotes necessários. Para isso digite:
# sudo pacman -S lxqt breeze-icons oxygen-icons lxqt-panel lxqt-connman-applet sddm xscreensaver xscreensaver-arch-logo
Descrevendo os comandos acima. “lxqt” obviamente instala os pacotes do ambiente, “breeze-icons” e “oxygen-icons” instalam pacotes de temas de ícones para o nosso desktop, “lxqt-panel” instala alguns pacotes extras de plugins para o painel do LXQT, “lxqt-connman-applet (aur)” são pacotes que adicionam algumas funcionalidades ao sistema, “sddm” é o gerenciador de login recomendado pela Arch Wiki para o LXQT e por fim, os dois últimos comandos “xscreensaver” e “xscreensaver-arch-logo (aur)” instalam o protetor de tela e os temas de proteção de tela do Arch. Uma observação, os pacotes com “(aur)” na frente, são pacotes construídos pela comunidade de usuários do Arch e não serão instaladas pelo “pacman”, esses pacotes podem ser instalados posteriormente pelo “yaourt” que é o gerenciador de pacotes da comunidade “aur”.
Esperamos a instalação terminar e agora chegou o memento de editar o arquivo que copiamos para nossa pasta pessoal, para isso digitamos como administrador…
# sudo nano .xinitrc
Depois que digitarmos a nossa senha o nano abrirá o arquivo para que possamos editá-lo, comentamos a última linha com um “#” e adicionamos a seguinte linha abaixo.
# exec startlxqt
Para habilitar o gerenciador de login gráfico para que inicie com o sistema você deve escolher um da lista de gerenciadores de login que está disponível na Wiki do Arch, o gerenciador de login recomendado par o LXQT é o sddm e eu habilitei ele para ser o meu gerenciador de login, mas caso você queira instalar outro segue o link para a lista do Arch Wiki e lá você também encontrará instruções para instalar e iniciar.
Para habilitar o sddm digite…
# sudo systemctl enable sddm.service
Podemos testar se a interface está funcionando digitando…
# startx
Se tudo correu bem você verá a sua interface funcionando, caso isso não ocorra, verifique se você executou os passos anteriores da forma correta.
Reinicie a sua máquina e verifique se sua instalação foi bem sucedida, logue-se e seja feliz com o seu Arch Linux.
Caso surja alguma dúvida, veja o vídeo que eu fiz durante a instalação do LXDE e que você pode encontrar no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=QwPAhdH167s&feature=youtu.be  
Para outras configurações e instalações de outros pacotes, em breve retornarei com outros tutorias. Caso tenham gostado do conteúdo de nosso blog se inscrevam no blog e no nosso canal do YouTube e compartilhem os nossos conteúdos, agindo assim vocês auxiliam a continuidade de nossas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua crítica ou seu elogio.