terça-feira, 29 de janeiro de 2019

CONSERTANDO O ARQUIVO FSTAB DO LINUX


Ajude o nosso blog.
O nosso conteúdo sempre foi, é e sempre será livre e gratuito, isto quer dizer que você pode compartilhá-lo, pode usá-lo e divulgá-lo. Se esse conteúdo é, ou de alguma forma, foi relevante para você, você pode nos incentivar a continuar este trabalho fazendo uma doação de qualquer quantia na conta abaixo.

Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0051 – Caruaru-PE
Operação: 013 – Conta poupança
Conta: 00307298-3
Beneficiário: José Roberto

CONSERTANDO O FSTAB

Muitas vezes mexendo no sistema fazemos alguma coisa que modifica a montagem do nosso sistema de partições. Isto aconteceu comigo quando eu fiz a instalação do Arch Linux em dual boot com o Linux Mint, cujo tutorial se encontra aqui no nosso blog no link a seguir: http://robertodejesuss.blogspot.com/2019/01/dual-boot-entre-linux-mint-191-e-arch.html.
Como foi explicado no tutorial, o meu sistema de tabela de partição é o MBR, que só aceita quatro partições primárias. No meu hd eu já possuía a partição raiz do Mint, a partição home, a partição swap e uma partição de arquivos de segurança, todas elas primárias e criadas na instalação do Mint. Por esse motivo tive que deletar a partição swap e criar uma partição estendida e dentro dessa partição, as duas partições necessárias à instalação do Arch Linux.
O processo descrito acima, bagunçou a montagem do meu sistema de partições do Mint, a partição raiz e a partição home montavam normalmente mas, a partição do swap não montava.
Quando deletei a partição do swap criada pelo Mint, a qual eu pretendia compartilhar com o Arch e criei uma nova partição para o swap na instalação do Arch, descobri, quando inicializei o Mint que a nova partição criada para ser compartilhada entre os dois sistemas não estava sendo montada no Mint, só no Arch.
Descobri que o problema estava no arquivo fstab. Este arquivo se encontra no diretório /etc e é o responsável por “dizer” ao sistema quais as partições que devem ser montadas, suas identificações e onde devem ser montadas. Qualquer alteração nesse arquivo pode causar uma falha na montagem do sistema de partições, internas ou externas, caso haja alguma.
A seguir, farei uma descrição desse arquivo e logo depois, direi como consertei o meu.


# <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
# / was on /dev/sda1 during installation
UUID=3fb73d72-ead7-4c29-b7e0-b1403937235e / ext4 errors=remount-ro 0 1
# /home was on /dev/sda2 during installation
UUID=4d84dcf3-41cf-4bd1-b93d-f8efffc1bfde /home ext4 defaults 0 2
# swap was on /dev/sda6 during installation
UUID=644930e9-eb08-4dd4-9ab6-e0fcd60b1b78 none swap sw 0 0


Acima está a parte que realmente é importante neste arquivo, vou descrevê-lo cada parte, tendo como exemplo o meu próprio fstab, ou parte dele. O “#” na frente de cada linha, quer dizer que esta linha está comentada e o sistema não a executa, como é o caso de “# / was on /dev/sda1 during installation”. Essa linha só informa a alguém que ler o arquivo que o sistema raiz “/” estava em /dev/sda1 no momento da instalação do sistema.
O primeiro campo <file system>, descreve a partição (ou sua identificação), dispositivo especial (ou sua identificação), ou o sistema de arquivo remoto a ser montado.
Ex.: /dev/sda1. No caso do meu fstab, a identificação da partição, “UUID”.
O segundo campo <mount point>, descreve o ponto de montagem para o sistema de arquivos, (partições). Para a partição do swap, esse campo deve ser preenchido com "none".
Ex.: /home/media. No caso do meu fstab, os pontos: “/”, “/home” e “none” para o swap.
O terceiro campo <type>, descreve o tipo do sistema de arquivos. O Linux suporta uma infinidade sistemas de arquivos, entre eles os mais conhecidos são: ext4, ntfs, vfat, entre vários outros.
Ex.: ext4. No caso do meu fstab, “ext4”, “ext4” e “swap”.
O quarto campo <options>, descreve as opções de montagem associada com o sistema de arquivos.
Ex: defaults. No caso do meu fstab, “errors=remount-ro” (diz ao sistema para tentar remontar a partição caso não monte na primeira tentativa), “defaults”, que é a montagem padrão e “sw” referente ao swap.
O quinto campo <dump>, é usado pelo comando de descarte do sistema para determinar cada sistema de arquivo que precisa ser descartado. Se o quinto campo estiver preenchido com um valor zero, o descarte vai assumir que o sistema de arquivos não precisa ser descartado.
Ex: 0. No caso do meu fstab, todos os valores estão em “0”, zero.
O sexto campo <pass>, é usado pelo programa "fsck" para determinar a ordem em que cada sistema de arquivo é checado na inicialização do sistema. O sistema de arquivo "raiz" deve ser especificado com pass=1, os outros sistemas de arquivo devem ser especificados pass=2. (eu notei que a partição de swap pass=0)
Ex: 2, No meu fstab, “/ pass=1”, “/home pass=2” e “swap pass=0”.
O problema no meu arquivo swap era que quando eu deletei a partição antiga e criei uma nova, não houve mudança no meu arquivo fstab e o sistema ficava buscando a partição swap pela “UUID” antiga e não a encontrava, já que essa identificação é única.
Para resolver esse problema, bastou eu substituir a UUID da partição antiga pela nova e o problema foi resolvido. Para descobrir a identificação de cada partição do seu sistema, rode no terminal:
# blkid sem o “#”.
O sistema retornará as identificações de todas as suas partições, basta copiar a identificação correta da partição que não está sendo montada e colar no arquivo fstab. Se quiser modifique a linha, “# / was on /dev/sdaX during installation” com o número da partição /dev/sda correta, substituindo o “X” pelo número da partição.

Se quiser ver o tutorial em vídeo, siga o link do nosso canal:
https://www.youtube.com/watch?v=cmoH2uNAbgE&feature=youtu.be 

Espero que esse tutorial seja de alguma ajuda. Se gostou você pode se inscrever no nosso blog, ou no nosso canal do Youtube, pode também compartilhar o nosso conteúdo, dessa forma você nos ajudará a crescer e continuar compartilhando o conhecimento com todos vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua crítica ou seu elogio.