quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Instalando o Physion no Linux Mint 18.1



Ajude o nosso blog.
O nosso conteúdo sempre foi, é e sempre será livre e gratuito, isto quer dizer que você pode compartilhá-lo, pode usá-lo e divulgá-lo. Se esse conteúdo é, ou de alguma forma, foi relevante para você, você pode nos incentivar a continuar este trabalho fazendo uma doação de qualquer quantia na conta abaixo.

Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0051 – Caruaru-PE
Operação: 013 – Conta poupança
Conta: 00307298-3
Beneficiário: José Roberto

RESOLVENDO PROBLEMA NA INSTALAÇÃO DO PHYSION NO LINUX MINT

O physion é um software de simulação de fenômenos físicos em duas dimensões, o programa pode ser usado por professores de física em sala de aula para simular fenômenos físicos e assim permitir uma melhor compreensão desses fenômenos físicos por parte dos alunos.
O programa está disponível de forma gratuita no site do projeto, http://physion.net/, apesar de não ser um programa de código aberto, o seu desenvolvedor o disponibilizou como foi dito anteriormente, de forma totalmente gratuita para as plataformas Windows e Linux, o mesmo pode ser baixado em: http://physion.net/en/downloads.
O programa está atualmente na versão 1.2.0, para a plataforma Windows basta baixar a arquivo do site e clicar duas vezes sobre o mesmo que o sistema o instala para você. Como eu sou um entusiasta e defensor dos programas e sistemas de código aberto e também professor de física querendo usar o programa como um laboratório de física virtual, é claro que eu optei por instalar a versão disponível para o meu Linux Mint 18.1 de 64 bits.
Baixei o arquivo Physion-Linux-x86_64.run disponível para Linux do site http://physion.net/en/downloads/2-linux, instalei o programa facilmente (o arquivo é executável, basta dar permissão para executar e clicar duas vezes sobre o arquivo), quando cliquei no atalho para executar o programa nada aconteceu, fui na pasta do programa e executei pelo terminal, recebi a seguinte mensagem no terminal.
roberto@roberto-MPxx ~/Physion $ ./Run.sh
./Physion: error while loading shared libraries: libicui18n.so.54: cannot open shared object file: No such file or directory

Para resolver esse problema você terá que baixar a suite de desenvolvimento Qt Creator na sua versão 5.5.1 no endereço https://download.qt.io/archive/qt/5.5/5.5.1/ , você escolhe a sua arquitetura 32 0u 64 bits e baixa o instalador e o salva em uma pasta qualquer do seu sistema.
Para instalar o Qt basta dar permissão de execução e dar dois cliques que o sistema ins talará o programa para você, instale dentro da pasta do Physion, uma vez instalado o programa vá na pasta lib do Qt </home/”seu usuário”/Physion/Qt5.5.1/5.5/gcc_64/lib> e copie a biblioteca libicui18n.so.54.1 para a pasta lib do Physion em </home/”seu usuário”/Physion/lib>.
Rodando mais uma vez o arquivo Run.sh pelo terminal você vai receber esse erro descrito abaixo.
~/Physion$ ./Run.sh
qt.network.ssl: QSslSocket: cannot resolve SSLv2_client_method
qt.network.ssl: QSslSocket: cannot resolve SSLv2_server_method
QObject::connect: Cannot connect (null)::stateChanged(QNetworkSession::State) to QNetworkReplyHttpImpl::_q_networkSessionStateChanged(QNetworkSession::State)
QXcbIntegration: Cannot create platform OpenGL context, neither GLX nor EGL are enabled
libpng warning: iCCP: known incorrect sRGB profile
libpng warning: iCCP: known incorrect sRGB profile
libpng warning: iCCP: known incorrect sRGB profile
libpng warning: iCCP: known incorrect sRGB profile
./Run.sh: line 3: 564 Segmentation fault (core dumped) LD_LIBRARY_PATH="./lib:${LD_LIBRARY_PATH}" ./Physion $@


Esse erro se deve ao fato de o programa buscar as bibliotecas em uma determinada pasta e não as encontrando no endereço indicado nos retorna esse erro de caminho, para resolver esse problema entre na pasta </home/”seu usuário”/Physion/lib>, Clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio, escolha a opção “Abrir como root” no menu suspenso, digite sua senha e espere abrir a mesma janela com uma tarja vermelha na parte superior, assim que abrir essa janela selecione todas os arquivos dessa pasta e mova-os para a pasta lib do sistema /lib, se pedir para substituir algum arquivo não permita, feito isso inicialize o Physion mais uma vez, só que desta vez deve funcionar.
Qualquer dúvida eu fiz um vídeo passo a passo que você pode ver em: https://www.youtube.com/watch?v=Qgd3Ij13fSo&feature=youtu.be
Se você gostou desse tutorial compartilha e se inscreva em nosso blog e no nosso canal do youtube.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua crítica ou seu elogio.