segunda-feira, 13 de março de 2017

Instalando a última versão do Virtualbox no Linux Mint 18.1


INSTALANDO A ÚLTIMA VERSÃO DO VIRTUALBOX NO LINUX MINT SERENA E RECEBENDO ATUALIZAÇÕES

Anteriormente eu fiz um tutorial ensinando como instalar o Virtualbox que está disponível nos repositórios do nosso Linux Mint Serena, hoje vou ensinar como instalar a última versão que está disponível na página oficial do Virtualbox na internet.
Para instalar a última versão do Virtualbox na sua máquina a primeira coisa que você tem que fazer é achar a última versão do Virtualbox obviamente, para isso vamos recorrer ao bom e velho google, digitando em sua caixa de pesquisa “Virtualbox”, quando aparecer os resultados você vai clicar em “Oracle VM VirtuaBox”, esse link o levará à página oficial do Virtualbox no endereço https://www.virtualbox.org/.

 

Para baixar a última versão você clica no botão que o levará à página de downloads propriamente dita, atualmente a última versão disponível é a versão 5.1.
Na página de downloads você poderá baixar o pacote disponível para o sistema operacional que você usa, no nosso caso o Linux.
 

Clicando no link referente ao Linux ele o levará até a pagina de downloads exclusiva para as distribuições Linux, você poderia baixar qualquer um dos pacotes de instalação .deb disponível para o seu sistema e instalar, mas nós vamos aprender a instalar a última versão e ficar recebendo atualizações, para isso vamos seguir as instruções do site para “Debian-based Linux distributionse realizar o passo a passo. Para isso devemos adicionar o repositório da Oracle na lista de repositórios do apt assim como também devemos adicionar as chaves de autenticação desses pacotes, isso tudo deve ser feito pelo terminal do seu Linux, então mãos à obra.
Para adicionar o repositório na lista do apt nós vamos utilizar um editor de texto no terminal chamado nano, para isso abra seu terminal e digite.
sudo nano /etc/apt/sources.list
O comando acima vai chamar o editor nano como administrador com o comando sudo (por isso você vai ter que fornecer sua senha), o editor abrirá o arquivo sources.list em modo de edição, esse arquivo se encontra na pasta /etc/apt.
Uma vez aberto o arquivo, você volta ao site e copia a linha que contém o endereço do repositório da Oracle…
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian xenial contrib 
Cola essa linha de comando logo abaixo da linha que já está no arquivo, se for necessário substitua a palavra “xenial” pela referente ao seu sistema, para saber qual palavra usar, uma dica é observar a palavra já existente na linha que já está no arquivo, mas a maneira correta de saber disso é rodar o seguinte comando. 

cat /etc/*-release 
Esse comando dará entre outros resultados este “UBUNTU_CODENAME=xenial” isso significa que a minha release é “xenial”, então no meu caso eu não precisei mudar nada, mas você muda conforme o resultado do comando acima. Com a linha já inserida no arquivo você pode salvá-lo pressionado simultaneamente as teclas “ctrl + o”, (essa é a letra “o” não é o zero), depois pressiona “enter” e em seguida “ctrl +x” para fechar o nano. Agora é a hora de baixar e instalar as chaves de autenticação, para isso volte à página do Virtualbox e copie a seguinte linha e cole no terminal (Para colar no terminal use (ctrl +shift+v), teclando “enter” em seguida. 


wget -q https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox_2016.asc -O- | sudo apt-key add -

 
Em seguida copie a outra linha e cole novamente no terminal e tecle “enter”.
wget -q https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox.asc -O- | sudo apt-key add - 
 
Depois disso é só atualizar a lista do apt com o comando. 

sudo apt-get update 

Quando o processo terminar podemos instalar o Virtualbox com o comando… 

sudo apt-get install virtualbox-5.1 

Pronto, o Virtualbox está instalado e receberá as atualizações pelo seu gerenciador de atualizações. Para que o seu Virtualbox funcione legal você terá que baixar e instalar o pacote de extensões referentes a sua versão, para isso, volte à página do Virtualbox, vá no link “Donwloads” do lado esquerdo, e procure por essa linha que fica logo abaixo dos links que leva você às diversas opções de downloads. 
VirtualBox 5.1.16 Oracle VM VirtualBox Extension Pack All supported platforms” 
Clique em “All supported platforms” e salve o arquivo na pasta que você quiser, depois abra o seu Virtualbox e vá em Arquivo >> Preferências e na janela que abrir vá em Extensões, clique no botão para acrescentar o pacote, na janelinha que abrir, procure ele na pasta que você o salvou e clique em abrir, ele vai dar um aviso, clique em ok, depois vai aparecer uma janela com um termo de licença, você lê e concorda e logo depois a instalação está completa, agora é só aproveitar o seu Virtualbox. 

Qualquer dúvida eu fiz um tutorial em vídeo que você pode ver seguindo o link abaixo.
 
Para aprender como configurar uma máquina virtual você pode ver o outro tutorial no link:
 
Se você gostou desse tutorial por favor compartilhe com seus amigos e familiares, deixe um comentário, uma crítica ou um elogio que ninguém é de ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, diga se gostou, se lhe foi útil ou em que posso melhorar.