quinta-feira, 24 de abril de 2014

FRAÇÕES: PARTES DE UM INTEIRO

Essa aula postada aqui na página do blog está faltando as imagens, para que você possa acompanhar melhor a nossa vídeo aula aconselho que baixem o arquivo em pdf nos links abaixo.   

Se você chegou aqui é porque estava procurando por frações, você pode assistir a essas vídeo aulas no link a seguir:
e também poderá baixar essa aula em pdf no link:
Então, bons estudos.

As frações surgiram pela necessidade de representar aquilo que é menor que um inteiro. Esse inteiro pode ser qualquer coisa, uma pizza, uma barra de chocolate, um pedaço de corda ou qualquer coisa que possa ser dividida.


 





      Pizza                                           Corda                                         Chocolate
Se dividirmos os objetos acima como vamos representar suas partes? Veja:

A pizza está dividida em 8 partes, então o inteiro da pizza, (pizza inteira) pode ser representada assim.      8/8 =1


A corda está dividida em duas partes, então o inteiro da corda, (corda inteira) pode ser representada assim.  2/2 =1                                                                            

A barra de chocolate está dividida em 28 partes, então o inteiro da barra de chocolate (barra inteira), pode ser representada assim.   28/28 = 1
Você pode notar que uma fração nada mais é do que uma divisão, onde dividimos o inteiro (que pode ser qualquer coisa) e tomamos algumas partes as quais representamos por meio de frações.
Se pegássemos uma fatia da pizza, ou a metade da corda ou ainda alguns pedaços da barra de chocolate, como os representaríamos?
A pizza foi dividida em 8 partes e era representada por 8/8, se pegarmos uma dessa fatias pegamos 1/8  da pizza.
(lê-se um oitavo da pizza).


A corda foi dividida em 2 partes e era representada por2/2, se pegarmos uma dessas partes pegamos 1/2 da corda.
(Lê-se um meio da corda).



A barra de chocolate foi dividida em 28 partes e era representada por 28/28, se pegarmos seis dessas partes pegamos  6/28  da barra de chocolate.          (Lê-se seis vinte e oito avos da barra de chocolate).



Abaixo mais representações de partes de inteiros por meio de frações.
 2/3  (Lê-se dois terços)

1/4  (Lê-se um quarto)     

4/6   (Lê-se quatro sextos)

 3/9  (Lê-se três nonos)



A fração da figura representa o inteiro que foi dividido em quatro partes das quais tomamos duas, a fração da figura pode ser lida como dois  quartos.

Na indicação de uma fração usamos um traço horizontal e dois números um acima do traço e outro abaixo do traço, esses dois números são os termos da fração, o numero de cima é chamado de numerador, ele indica quantas partes do inteiro foram tomadas, o número abaixo do traço é chamado de denominador, ele indica em quantas partes iguais o inteiro foi dividido.




                                          


                                                                         
                                                                                         LENDO FRAÇÕES

A leitura de uma fração depende do seu denominador, a palavra “denominador” significa “aquele que dá nome”. Quando a fração cujo denominador é uma potência de dez, (10, 100, 1000,...,100000),  lê-se o numerador e acrescenta-se as palavras décimo, centésimo ou milésimo. Essa frações são chamadas de frações decimais.
Exemplos:
 2/10 Lê-se dois décimos,                                  32/100 Lê-se 32 centésimos,                             25/1000 Lê-se vinte e cinco milésimos,  
 5/10000  Lê-se 5 décimos de milésimos,     1/100000 Lê-se um centésimo de milésimo


Quando o denominador é menor que 10, cada fração lê-se de um jeito próprio.
Exemplos:
1/2 --- Um meio         1/3 --- um terço                2/4 --- Dois quartos         3/5 --- Três quintos
2/6 --- Dois sextos      4/7  --- Quatro sétimos      5/8  --- Cinco oitavos       6/9 --- Seis nonos

Para ler frações cujo denominador é maior que dez e que não sejam decimais, lemos numerador, denominador e acrescentamos a palavra “avos”.
Exemplos:
 3/2000--- Três dois mil avos                           2/15 --- Dois quinze avos     
7/86 --- Sete oitenta e seis avos                          8/20 --- Oito vinte avos

Exercícios:


1. Escreva por extenso como se lêem as frações dadas:

2/5____________________________     1/2012 _______________________________
4/10000________________________     14/67 ________________________________
2/9____________________________     5/100 ________________________________


2. Você já utilizou frações para representar partes de um inteiro, observando as frações abaixo escreva a fração que representa o inteiro dela:

5/6 _________      2/1000 _________       14/47 _________     1/3 _________
3/2000_______      6/9 ____________       45/100________     5/8 _________

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