terça-feira, 16 de abril de 2019

Instalando a Edubar no Linux Mint 19.1


COMO INSTALAR A EDUBAR NO LINUX MINT

Depois de instalar os repositórios do Linux Educacional 6.1 no meu Linux Mint, resolver os problemas de falta de chave pública do repositório, finalmente chegou a hora de instalar a Edubar no meu sistema.
Afinal de contas, eu sou um professor e a Edubar é uma ferramenta preciosa para professores. A Edubar permite ao professor buscar conteúdo no site do MEC para ajudar a planejar as suas aulas, basta inserir o termo para pesquisar e escolher o conteúdo a ser usado. Há materiais disponíveis para todas as disciplinas, em todos os níveis de ensino, ensino Fundamental I e II, ensino médio e ensino superior. Os materiais estão disponíveis nos mais diversos formatos de arquivo, vídeo, texto e imagens.
Antes do tutorial, veja algumas formas de nos ajudar.
O nosso conteúdo sempre foi, é e sempre será livre e gratuito, isto quer dizer que você pode e deve compartilhá-lo, pode usá-lo e divulgá-lo. Se esse conteúdo é, ou de alguma forma, foi relevante para você, você pode nos incentivar a continuar este trabalho ajudando o nosso blog e o nosso canal do Youtube a crescer.
Existem quatro maneiras de você nos ajudar, são elas:
  • Você pode nos seguir por e-mail, deixando o seu e-mail no nosso blog para ser avisado de futuras publicações.
  • Pode compartilhar os nossos conteúdos, tanto do blog quanto do canal.
  • Pode também se inscrever no nosso canal.
  • Ou ainda, pode nos ajudar fazendo uma doação de qualquer quantia na conta abaixo:

Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0051 – Caruaru-PE
Operação: 013 – Conta poupança
Conta: 00307298-3
Beneficiário: José Roberto

Ajude-nos a continuar com este trabalho!
Desde já agradeço a sua contribuição, a sua visita, agradeço por compartilhar o nosso conteúdo e por uma eventual doação ao nosso blog e canal.
Fique agora com o tutorial.

Mas porque não usar o Linux Educacional? Não sei, questão de gosto.
Eu prefiro usar o Linux Mint e não queria abrir mão desse recurso no meu Mint, por este motivo resolvi instalar o recurso no meu sistema.
Para adicionar os repositórios do LE 6.1 no Mint, você pode usar este tutorial que eu fiz e publiquei no nosso blog: http://robertodejesuss.blogspot.com/2019/04/criar-uma-sourcelist-e-resolver-os.html.
Depois de tudo pronto, de todos os problemas resolvidos, você pode instalar a Edubar direto do seu gerenciador de apicativos, ou pelo terminal com o comando:
# sudo apǵet install le-edubar
Se você receber um erro como esse “le-edubar : Depende: nodejs-legacy mas não é instalável”, você pode tentar instalar com:
# sudo apt-get install nodejs-legacy
Você vai obter um erro semelhante a esse:
Reading package lists... Done
Building dependency tree Reading state information... Done
Package nodejs-legacy is not available, but is referred to by another package. This may mean that the package is missing, has been obsoleted, or is only available from another source However the following packages replace it: nodejs:i386 nodejs
Para resolvê-lo rode o comando abaixo:
# curl -sL https://deb.nodesource.com/setup_8.x | sudo -E bash -
Esse ‘8.x’ se refere a versão do nodejs que será instalada. Se você quiser saber a versão que você tem em sua máquina rode:
# node -v
A saída é algo assim: “v8.15.1”. Que é a saída do meu terminal. Depois que o instalador executar todo o processo (depois que você fornecer a sua senha de administrador), ele vai lhe avisar que você precisa instalar algumas ferramentas de construção. As ferramentas são:
## You may also need development tools to build native addons:
sudo apt-get install gcc g++ make
Instale-as.
# sudo apt-get install gcc g++ make
Se desejar instalar os pacotes sugeridos pelo ‘apt’ faça-o. Agora você deve digitar o comando abaixo para instalar as ‘nodes’ pedidas pela Edubar. Rode:
# sudo apt-get install -y nodejs nodejs-legacy
Espera o processo terminar e depois instala a Edubar com o comando:
# sudo apt-get install le-edubar
Quando o processo terminar, o apt vai pedir para que o sistema seja reiniciado e que a Edubar seja habilitada.
Literalmente o que o pacote nodejs-legacy faz é criar um link simbólico para que o comando ‘node’ execute o comando nodejs.
Bem pessoal, por hoje é isso. Em breve voltarei com mais tutoriais. Se gosta do nosso trabalho, divulgue o nosso blog e o nosso canal, nos ajude escolhendo uma das formas descritas acima. Desde já agradeço a visita e uma possível contribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua crítica ou seu elogio.