sábado, 4 de março de 2017

Instalando o Virtualbox no Lunix Mint



Ajude o nosso blog.
O nosso conteúdo sempre foi, é e sempre será livre e gratuito, isto quer dizer que você pode compartilhá-lo, pode usá-lo e divulgá-lo. Se esse conteúdo é, ou de alguma forma, foi relevante para você, você pode nos incentivar a continuar este trabalho fazendo uma doação de qualquer quantia na conta abaixo.

Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0051 – Caruaru-PE
Operação: 013 – Conta poupança
Conta: 00307298-3
Beneficiário: José Roberto
       
  INSTALANDO O VIRTUALBOX NO LINUX MINT SERENA

O Virtualbox é um programa que lhe oferece a oportunidade de rodar um outro sistema operacional dentro do seu sistema, o virtualbox está disponível tanto para Windows quanto para Linux, nesse tutorial nós iremos aprender a instalar o Virtualbox no Linux Mint Serena.
Com o Virtualbox você pode rodar o Windows dentro do seu Linux Mint ou Ubuntu, pode rodar uma distribuição Linux qualquer dentro do seu Windows, o Virtualbox é uma ferramenta importante para testar sistemas operacionais, oferecer suporte a equipamentos que não têm suporte no seu sistema e etc.
Nesse tutorial vamos aprender a instalar o Virtualbox pelo modo gráfico do Linux Mint e também pelo terminal, eu vou dar preferência ao terminal, mas como tem gente que não se entende bem com o terminal eu ensinarei as duas maneiras.
Para instalar pelo modo gráfico no Mint vá em Menu >> Gerenciador de aplicativos, você vai precisar fornecer sua senha, quando o gerenciador abrir digite na caixa de pesquisa “virtualbox”, espere o resultado da pesquisa e quando aparecer dê dois cliques em “Virtualbox” que vai abrir uma janelinha com as informações de pacotes, clique no botão “Instalar” que o sistema instalará o programa e todas os pacotes dos quais depende o funcionamento do Virtualbox.
Para instalar pelo terminal, primeiro atualize a lista de repositórios com o comando.
sudo apt-get update
Depois que o terminar o processo de atualização você já pode instalar o Virtualbox digitando o comando.
sudo apt-get install virtualbox
O sistema vai lhe informar os pacotes que serão instalados, vai sugerir alguns pacotes e vai recomendar que você instale um pacote chamado “virtualbox-qt”, por fim lhe perguntará se você deseja continuar a instalação, você tecla enter e a instalação prossegue. Agora você vai instalar o pacote recomendado, esse pacote instala a interface gráfica do virtual box, portanto é recomendado que você o instale digitando o comando.
sudo apt-get install virtualbox-qt
Nem é preciso lembrar que depois que você digitar cada comando tem que teclar enter para o comando funcionar.
Se você quiser instalar os pacotes sugeridos, você vai na linha que foi sugerido, seleciona a mesma e a copia, no terminal você digita.
sudo apt-get install “pacote1;pacote2;pacote3;…;pacoten”
Onde “pacote” você substitui pelo nome do pacote, sempre separando com ponto e vírgula e sem espaços.
Quanto a criação da máquina virtual e suas configurações você pode ver o vídeo que eu fiz a respeito seguindo o link abaixo.
Esse tutorial ensina a instalar a versão disponível nos repositórios do Linux Mint que é sempre a versão mais estável e por isso é diferente da última versão disponível no site oficial do Virtualbox, para instalar a versão do site eu farei depois um tutorial que ensinará a fazer isso.
Espero que seja útil.
Deixe um comentário, uma crítica ou um elogio, você também pode compartilhar com seus amigos.
Obrigado pela visita ao blog e volte sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua crítica ou seu elogio.