segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Instalando programas no Mint Serena


Ajude o nosso blog.
O nosso conteúdo sempre foi, é e sempre será livre e gratuito, isto quer dizer que você pode compartilhá-lo, pode usá-lo e divulgá-lo. Se esse conteúdo é, ou de alguma forma, foi relevante para você, você pode nos incentivar a continuar este trabalho fazendo uma doação de qualquer quantia na conta abaixo.

Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0051 – Caruaru-PE
Operação: 013 – Conta poupança
Conta: 00307298-3
Beneficiário: José Roberto
  
   INSTALANDO O KDENLIVE E OUTROS PROGRAMAS NO LINUX MINT SERENA

O intuito desse tutorial é ajudar as pessoas que estão iniciando no Linux Mint fornecendo algumas dicas de como instalar programas nesse sistema, em particular o kdenlive que nas versões do Mint anteriores a 18.1 necessitava instalar uma rotina para que o programa funcionasse, no Serena já não é mais necessário.
Há duas maneiras de instalar programas no Linux Mint, uma é pelo modo gráfico e a outra é pelo terminal (a que eu prefiro), nesse tutorial vamos aprender as duas maneiras e vocês verão que é muito fácil.
Para instalar pelo modo gráfico nós usamos o gerenciador de aplicativos, para acessá-lo basta ir no menu e selecioná-lo, digitar sua senha de administrador e esperar que ele abra.

>> >>

Quando abrimos o gerenciador de aplicativos ele nos mostra várias opções de aplicativos separadas por categorias, basta clicar em uma dessas categorias e escolher o programa que você deseja instalar. Você pode também procurar pelo programa que você deseja instalar, caso já saiba qual é o nome dele, digitando seu nome na caixa de pesquisa e pressionando enter, suponha que queiramos instalar o editor de áudio (excelente editor de áudio), Audacity, para isso basta abrir o gerenciador de aplicativos e procurar pelo programa na caixa de pesquisa.

>>


Quando você clica em enter aparece o resultado da pesquisa como pode ser visto na figura acima, basta então selecioná-lo e teclar enter para abrir a janela de instalação, clicar em instalar e esperar o sistema baixar e instalar o programa na sua máquina.
 
>>

Para instalar o kdenlive pelo modo gráfico procedemos da mesma forma, primeiro abrimos o gerenciador de aplicativos no menu, fornecemos a nossa senha de administrador, digitamos o nome “kdenlive” na caixa de pesquisa e teclamos enter, esperamos aparecer o resultado da pesquisa, selecionamos o kdenlive e teclando enter o gerenciador abrirá a janela de instalação, então é só clicar em instalar e esperar que o sistema instale o programa, depois do programa instalado vai aparecer um “v” verde no programa indicando que ele já está instalado.



 

Para instalar programas pelo terminal é muito mais fácil ainda, basta abrir um terminal e digitar um pequeno comando que o sistema se encarrega de baixar e instalar o programa desejado e todos os pacotes de que depende a instalação do programa.

Vamos a a título de exemplo instalar o k3b que é um gravador de mídia semelhante ao nero ou ao brasero, para isso, vamos abrir um terminal e digitar o seguinte comando.
sudo apt-get install k3b
Depois que você teclar enter ele vai pedir a senha de administrador, você digita a senha e tecla enter então o sistema vai começar a instalar o programa, o sistema mostrará os arquivos que serão baixados e instalados, o tamanho que ocupará em disco depois da instalação entre outras coisa e perguntará se você deseja continuar, você diz que sim digitando “s” e teclando enter, então é só esperar o sistema concluir a instalação conforme mostram as figuras abaixo.



Nas versões anteriores à 18.1 do Linux Mint era necessário instalar uma rotina do kde para que o kdenlive e o k3b funcionassem, nessa versão isso já não é mais necessário, mas para quem ainda usa as versões anteriores à 18.1 “Serena”, segue o passo a passo de como fazer isso.

Abra um terminal e digite sudo apt-get install kde-runtime e tecle enter, digite sua senha e pronto, depois digite o comando sudo apt-get install kde-workspace-data e tecle enter, digite sua senha mais uma vez e pronto, se você já está usando o Linux Mint Serena, você vai receber uma mensagem dizendo que esses pacotes já estão instalados e que já são a versão mais recente como você pode ver nas figuras abaixo.

>>

Espero que esse tutorial seja de alguma ajuda para quem se aventura nesse maravilhoso mundo do Linux, se for de alguma ajuda por favor compartilhem, deixem um comentário, uma crítica ou um elogio que ninguém é de ferro.
Eu também fiz esse tutorial em um vídeo que está disponível no youtube no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=MUqXrsHEHC8&feature=youtu.be 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua crítica ou seu elogio.