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Se
você chegou aqui é porque estava procurando por frações, você pode assistir a
essas vídeo aulas no link a seguir:
e
também poderá baixar essa aula em pdf no link:
http://www.4shared.com/office/PyEF8IlOce/Fraes_-__Partes_de_um_inteiro_.html
ou ainda pode baixá-la via dropbox pelo link:
https://www.dropbox.com/s/ge7aq9b9c67qg2l/Fra%C3%A7%C3%B5es%20-%20%20Partes%20de%20um%20inteiro%20%20parte%201.pdf?dl=0
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Então,
bons estudos.
As
frações surgiram pela necessidade de representar aquilo que é menor que um
inteiro. Esse inteiro pode ser qualquer coisa, uma pizza, uma barra de
chocolate, um pedaço de corda ou qualquer coisa que possa ser dividida.
Pizza
Corda
Chocolate
Se
dividirmos os objetos acima como vamos representar suas partes? Veja:
A pizza está dividida em 8 partes, então
o inteiro da pizza, (pizza inteira) pode ser representada assim. 8/8 =1
A corda está dividida em duas partes,
então o inteiro da corda, (corda inteira) pode ser representada assim. 2/2 =1
A barra de
chocolate está dividida em 28 partes, então o inteiro da barra de chocolate
(barra inteira), pode ser representada assim.
28/28 = 1
Você pode notar
que uma fração nada mais é do que uma divisão, onde dividimos o inteiro (que
pode ser qualquer coisa) e tomamos algumas partes as quais representamos por
meio de frações.
Se
pegássemos uma fatia da pizza, ou a metade da corda ou ainda alguns pedaços da
barra de chocolate, como os representaríamos?
A
pizza foi dividida em 8 partes e era representada por 8/8, se pegarmos uma
dessa fatias pegamos 1/8 da pizza.
(lê-se
um oitavo da pizza).
A
corda foi dividida em 2 partes e era representada por2/2, se pegarmos uma
dessas partes pegamos 1/2 da corda.
(Lê-se
um meio da corda).
A
barra de chocolate foi dividida em 28 partes e era representada por 28/28, se pegarmos seis
dessas partes pegamos 6/28 da barra de chocolate. (Lê-se seis vinte e oito avos da
barra de chocolate).
Abaixo
mais representações de partes de inteiros por meio de frações.
1/4 (Lê-se um quarto)
4/6 (Lê-se quatro sextos)
3/9
(Lê-se três nonos)
A
fração da figura representa o inteiro que foi dividido em quatro partes das
quais tomamos duas, a fração da figura pode ser lida como dois quartos.
Na
indicação de uma fração usamos um traço horizontal e dois números um acima do
traço e outro abaixo do traço, esses dois números são os termos da fração, o numero de cima é chamado de numerador, ele indica quantas partes do
inteiro foram tomadas, o número abaixo do traço é chamado de denominador, ele indica em quantas
partes iguais o inteiro foi dividido.
LENDO
FRAÇÕES
A
leitura de uma fração depende do seu denominador, a palavra “denominador”
significa “aquele que dá nome”. Quando a fração cujo denominador é uma potência
de dez, (10, 100, 1000,...,100000),
lê-se o numerador e acrescenta-se as palavras décimo, centésimo ou
milésimo. Essa frações são chamadas de frações decimais.
Exemplos:
2/10 Lê-se dois décimos, 32/100 Lê-se 32 centésimos, 25/1000 Lê-se vinte e cinco milésimos,
5/10000 Lê-se 5 décimos de milésimos, 1/100000 Lê-se um centésimo de milésimo
Quando
o denominador é menor que 10, cada fração lê-se de um jeito próprio.
Exemplos:
1/2
--- Um meio 1/3 --- um terço 2/4 --- Dois quartos 3/5 --- Três quintos
2/6
--- Dois sextos 4/7 --- Quatro sétimos 5/8 --- Cinco oitavos 6/9 --- Seis nonos
Para
ler frações cujo denominador é maior que dez e que não sejam decimais, lemos
numerador, denominador e acrescentamos a palavra “avos”.
Exemplos:
3/2000--- Três dois mil avos 2/15 --- Dois quinze
avos
7/86
--- Sete oitenta e seis avos 8/20 --- Oito vinte
avos
Exercícios:
1. Escreva por extenso como se lêem as
frações dadas:
2/5____________________________ 1/2012 _______________________________
4/10000________________________ 14/67 ________________________________
2/9____________________________ 5/100 ________________________________
2. Você já utilizou frações para
representar partes de um inteiro, observando as frações abaixo escreva a fração
que representa o inteiro dela:
5/6 _________ 2/1000 _________ 14/47 _________ 1/3 _________
3/2000_______ 6/9 ____________ 45/100________ 5/8 _________
Visite o nosso blog e procure pela
página de matemática fundamental, lá você encontrará o link para esta aula em
vídeo.
Muito interessante.
ResponderExcluirObrigado amigo, já viu os vídeos?
ExcluirSe eu tirar 1/4 do inteiro dividido em 4 partes,que fração restará?
Excluir